O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPCA) é vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE), situado no Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC/UFPA). Aprovado com o conceito 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), iniciou suas atividades no segundo semestre de 2016 por meio da oferta do Mestrado Profissional em Computação Aplicada.

Tendo como Área de Concentração a Computação Aplicada e uma única Linha de Pesquisa, voltada para o Desenvolvimento de Sistemas, o público-alvo do Programa são graduados em Ciência da Computação e Engenharia da Computação; bacharéis em Sistemas de Informação e Análise de Sistemas; tecnólogos em Computação; além de graduados em outras áreas que estejam envolvidos com área de desenvolvimento de sistemas.

O principal objetivo do PPCA é a formação de recursos humanos capacitados a resolução de problemas e ao desenvolvimento de inovações que atendam às demandas emergentes no setor industrial e nas demais instituições da região, no que diz respeito a sistemas de Software e Hardware. Buscando alcançar este objetivo, o Programa possui uma estrutura curricular que conta com atividades de cunho teórico e prático, além de um corpo docente experiente tanto na área acadêmica quanto tecnológica.

A implantação do PPCA contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tucuruí e de instituições como Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa do Pará (FAPESPA), Instituto Vale de Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), Parque Tecnológico de Tucuruí (TecnoLago), além de grandes empresas como a Eletrobrás/Eletronorte e a Dow Corning Silício do Brasil.