O Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPCA) é vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE), situado no Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC/UFPA). Aprovado com o conceito 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), iniciou suas atividades no segundo semestre de 2016 por meio da oferta do Mestrado Profissional em Computação Aplicada.
Tendo como Área de Concentração a Computação Aplicada e uma única Linha de Pesquisa, voltada para o Desenvolvimento de Sistemas, o público-alvo do Programa são graduados em Ciência da Computação e Engenharia da Computação; bacharéis em Sistemas de Informação e Análise de Sistemas; tecnólogos em Computação; além de graduados em outras áreas que estejam envolvidos com área de desenvolvimento de sistemas.
O principal objetivo do PPCA é a formação de pessoas com capacidade de atuação em diferentes ambientes profissionais, como: instituições de ensino e/ou pesquisa; empresas públicas e privadas; órgãos governamentais e não governamentais; com competências e habilidades para lidar nos diversos ramos relacionados à Computação Aplicada. Para isso, o Programa articula conhecimentos tecnológico e científico nas áreas da Ciência da Computação a fim de capacitar seu corpo discente para a resolução de problemas e ao desenvolvimento de inovações que atendam às demandas emergentes no setor industrial e nas demais instituições da região, no que diz respeito a sistemas de Software e Hardware, bem como a aplicação de sistemas computacionais a fim de gerar soluções para as demandas que se apresentam na sociedade. Buscando alcançar esse objetivo, o PPCA possui uma estrutura curricular que conta com atividades de cunho teórico e prático, além de um corpo docente experiente, tanto na área acadêmica quanto tecnológica.
A implantação do PPCA contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Tucuruí e de instituições como a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa do Pará (FAPESPA), Instituto Vale de Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), Parque Tecnológico de Tucuruí (TecnoLago); além de grandes empresas como a Eletrobrás/Eletronorte e a Dow Corning Silício do Brasil.
Sua missão, visão, objetivos e perfil do egresso são:
Missão
Promover a capacitação profissional de excelência em computação, formando lideranças com forte base teórica e capacidade de desenvolvimento tecnológico, visando a produção de conhecimento e técnicas inovadoras que potencializem o desenvolvimento da Amazônia.
Visão
Ser um centro de excelência em formação no Brasil, sendo reconhecido pela aplicação de conhecimento, técnicas e métodos da computação aplicada, visando o desenvolvimento da Amazônia.
Objetivos
Contribuir com a produção de conhecimento em computação aplicada por meio de pesquisas direcionadas à solução de problemas da sociedade e do meio ambiente, em especial da Amazônia; oferecer formação técnica qualificada com desenvolvimento de metodologias que contribuam para a consolidação de práticas e produtos inovadores visando o desenvolvimento da região amazônica.
Perfil do Egresso
Pesquisador/a com sólida formação nos fundamentos das principais técnicas e metodologias contemporâneas da computação aplicada; com capacidade de geração de conhecimento e inovação; com habilidade de comunicação oral e escrita; com capacidade de empreender e aplicar tecnologias e métodos capazes de promover o desenvolvimento da região amazônica.
Abaixo apresentamos a estrutura do curso, com a indicação das disciplinas, atividades e créditos distribuídos em cada semestre.