O Núcleo de desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE, convida a toda a comunidade acadêmica para participar, no dia 06 de Dezembro de 2019, no Auditório Horácio Schnneider, do 1º Ciclo de debates socioambientais. O evento tem como finalidade a discussão sobre temáticas de caráter socioambiental que apresentam relevância para a região. Durante o evento serão apresentadas as seguintes palestras: Mapeamento de pesquisas e projetos socioambientais do NDAE; Tijolo Sustentável; Método de predição de bomba funcionando como turbine em rede hidráulica; Análise de custo efetividade para soluções alternativas de abastecimento de água da chuva.

Participem!!

O Núcleo de Desenvolvimento Amazônico convida toda a comunidade para participar do “II Seminário de Pesquisas Socioambientais do NDAE”.

Este evento tem como objetivo a promoção de discussões acerca dos estudos desenvolvidos nos PPGs e o incentivo à interação entre docentes, discentes, técnicos/as e demais interessados/as nas temáticas socioambientais.

O Seminário ocorrerá no dia 25 de Setembro de 2019, 08 horas, no Auditório Horácio Schneider.

Haverá certificação aos/as participantes!

Contamos com sua participação!

O COLÓQUIO MESORREGIONAL: GOVERNANÇA, DESENVOLVIMENTO E CONTROLE SOCIAL NA MESORREGIÃO DO BAIXO TOCANTINS: CONSTRUINDO UMA AGENDA DE INCLUSÃO SOCIAL, tem como objetivo a promoção do debate entre diferentes atores sociais e políticos (representantes dos poderes executivo, legislativo, do judiciário, do Ministério Público e da sociedade civil) para a construção de uma agenda mesorregional para o desenvolvimento com inclusão social.

Trata-se de um evento promovido pela PROEX e Campus de Tucuruí/CAMTUC/UFPA) e tem como público-alvo: Professores, estudantes, gestores públicos, vereadores, representantes da sociedade civil.

Participem deste evento de fundamental importância para nossa região!

A coordenação do PPCA convida a comunidade acadêmica para participar da I SEMANA DE COMPUTAÇÃO APLICADA.

Na programação haverá a Palestra intitulada “Introdução à indústria 4.0 com tecnologias Opensource”; Defesas de Qualificações dos discentes da turma de 2017 e Defesas de Dissertações de alunos da turma de 2016. Haverá ainda apresentação da publicação “Alcance da Qualidade do Produto a partir da Qualidade do Processo: Uma Estratégia de Harmonização de Modelo”; Seminário de Integração e Minicurso sobre Técnicas de Redação Científica.

O evento será realizado pelo PPCA, VALE S.A, PPGCI e UNESP.

Período: 03 a 06/12/2018

Local: Auditório do NDAE.

A Direção Geral do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE convida toda a comunidade acadêmica para participar do 1º SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOCIOAMBIENTAIS envolvendo programas de pós graduações do Núcleo; Mestrado de Eng de Barragem e Gestão Ambiental (PEBGA), Mestrado de Computação Aplicada (PPCA) e Mestrado em Infraestrutura e Desenvolvimento Energético ( PPGINDE).

A programação conta com as apresentações das pesquisas desenvolvidas pelos/as mestrandos/as dos três programas e a participação de palestrantes com  temas de cunho social e ambiental relevantes para a região e palestra da representante do Ministério Público Estadual ( MPE) - Sra. Pauliane Santana.

Data: 28 de novembro de 2018, no horário de 08h às 17h30min, no Auditório do NDAE.

No dia 24 de abril, às 19 horas no Auditório do IFPA Campus Tucuruí será realizado o I Seminário para balizar a Política de implantação do Ambiente de Inovação do Lago de Tucuruí (TECNOLAGO).
Durante o evento serão apresentadas a importância dos Ambientes e Inovação, como um dos pilares mais importantes da competitividade e do desenvolvimento socioeconômico regional, um breve diagnóstico da região, e o Papel da UFPA e da SECTET no futuro cenário a ser atingido.
O evento é uma parceria da Universidade Federal do Pará com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica do Estado do Pará SECTET, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de nosso Estado. Uma ação desenvolvida no escopo do programa InovaPará, que em consonância com os objetivos do Plano de Governo denominado “Pará 2030”, considera que Ambientes de Inovação são potencialmente capazes de induzir o surgimento de unidades produtivas eficientes, no setor empresarial e no empreendedorismo do corpo acadêmico e nos egressos das instituições de ensino superior.

O Parque de Tecnologia do entorno do Lago de Tucuruí - TECNOLAGO convida a toda a comunidade acadêmica do CAMTUC e NDAE para participarem da Palestra Internacional: MOATIZE COAL MINE GENERAL VIEW: O grande empreendimento mineral de Moçambique, que será ministrada pelo Eng. Armando A. Macaringue.

Trata-se de um evento de fundamental relevância para a internacionalização dos PPGS e para a promoção de discussões de alto nível acerca de empreendimentos minerais.

Participem!

A coordenação do PPCA convida para o IV Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar.

Quem quiser participar pode se inscrever pelo link acima, escolha a UFPA (você achará a UFPA Belém), porém também passaremos no nosso campus (UFPA Tucuruí) as palestras via videoconferência, assim como a apresentação dos nossos docentes ocorrerá no campus da ufpa em Tucuruí.

Evento gratuito! Para mais informações acesse o link do evento acima.

 

A PROPESP e o NDAE convidam toda a comunidade acadêmica para participar do Curso: MÉTODO LÓGICO PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL, ministrado pelo Prof. Dr. Gilson Volpato, que ocorrerá no dia 11/09/2017, no horário de 08 às 18h, no Cine Roxi – Vila Permanente.
As inscrições serão realizadas pelo site: propesp.ufpa.br/volpato2017 e no evento será solicitado o comprovante de inscrição.
Trata-se de um evento imprescindível para aqueles/as que estão envolvidos/as nos ambientes científicos e na produção do conhecimento. E através deste curso, haverá a possibilidade de dialogar com um profissional reconhecido nacional e internacionalmente, a fim de amenizar dúvidas em torno das estratégias relacionadas à elaboração de textos científicos.

A Direção Geral do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia – NDAE convida todos/as os/as servidores/as (técnicos-administrativos, docentes, bolsistas) e discentes para participar do “I WORKSHOP ACADÊMICO DO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO EM ENGENHARIA: Desafios e perspectivas para a consolidação da pós-graduação no NDAE”, com a participação do Prof. Dr. Rômulo Simões Angélica - Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Pará.
O evento tem como objetivo: proporcionar a troca de conhecimentos entre a Pro-reitoria e os envolvidos nos PPG’s a fim de articular melhorias e a consolidação dos cursos ofertados pelos NDAE. 
Trata-se de um momento singular para as discussões acerca da consolidação dos PPG’s no Núcleo, por isso, a relevância de que todos/as os/as envolvidos/as nesses cursos, assim como demais interessados/as, participem efetivamente deste evento.